Web gourmet

Dicas para gelar a cerveja mais rápido e sem perder qualidade

Por Eduardo Gazal
Por Eduardo Gazal
Publicado em 26/01/2018 às 12:26
Leitura:

 / Foto: Ambev/Divulgação

Foto: Ambev/Divulgação

O verão chegou e sempre o que buscamos é uma cerveja boa e gelada. É importante sempre ter uma em casa, pronta para ser degustada. Mas o processo, às vezes, não é tão simples. Por isso, a Coluna Web Gourmet apresenta algumas dicas do mestre cervejeiro Alexandre Levy, da cervejaria Ambev, para que você não passe sufoco quando for gelar a sua cerveja.

Menos é mais fácil

Cinco latinhas de 200 ml vão gelar mais rapidamente do que uma garrafa de vidro de 1 litro – e também vão se aquecer em menos tempo. Latas de alumínio são mais vulneráveis às variações de temperatura. Isso é física elementar. Se você tem muita cerveja para gelar em pouco tempo, prefira a menor embalagem possível.

Gelo com água é melhor que só gelo – acredite

Em muitos bares, o garçom acha que está fazendo um ótimo serviço ao trazer um balde com várias cervejas geladas e alguns cubos de gelo. Se isso ocorrer com você, peça para ele encher o balde de gelo com água. Assim funciona melhor, por duas razões: 1) A garrafa tem mais superfície de contato com a água gelada do que com o gelo puro. 2) Por mais estranho que possa parecer, o que resfria mais rapidamente a cerveja é o derretimento do gelo. Para mudar do estado sólido para o líquido, o gelo precisa de energia. E parte dessa energia vem do calor acumulado na cerveja.

Use um cooler

As pedras de gelo são mais eficientes do que o ar do freezer para esfriar a cerveja. Se a ocasião pede muitas cervejas – uma festa ou churrasco, por exemplo – manter um cooler com gelo ensacado traz uma vantagem adicional. Você abre menos a porta da geladeira, o que preserva a temperatura fria lá dentro. E na geladeira, determine um espaço para armazenar as cervejas mais quentes. Isso facilita na hora de escolher qual está mais próxima da temperatura desejada e também o fluxo para reposição.

Adicione sal à mistura para esfriar mais

A água salgada derrete numa temperatura menor do que 0ºC – o ponto exato depende da concentração de sal. Assim, uma mistura de água e gelo poderá ser mais fria com a adição de sal. Esse truque só funciona quando o gelo está na temperatura de vários graus negativos.

Foto: Ambev/Divulgação

Girar a garrafa

Certamente você já deve ter pego uma garrafa mergulhada no balde de gelo e a bebida no copo está pouco gelada. E, assim que bebe o segundo gole, está nos trinques. O problema é deixar todo o conteúdo da garrafa com a mesma temperatura. Quando estiver diante de um balde de garrafas parcialmente imersas na água, gire-as de vez em quando para misturar a cerveja gelada com aquelas que estão menos geladas, delicadamente, para não agitar demais a bebida. Assim, vai equilibrar a temperatura do líquido por completo na garrafa.

Não gele demais a sua cerveja

Cuidado para não gelar demais a sua cerveja. Além do risco de congelar, o que comprometeria bastante o produto, consumir muito gelada impede que você sinta todos os sabores dessa bebida produzida com tanto cuidado pelo mestre-cervejeiro. Para alguns estilos, vale inclusive a prática de tirar da geladeira alguns minutos antes de servir.

Rápidas

Carnaval 2018

 

Treinamento de ambulantes na folia
Pela primeira vez, a operação da SKOL durante as prévias de Momo e o carnaval de Pernambuco contará com uma central de atendimento ao ambulante. Serão mais de 1200 vendedores ambulantes cadastrados para trabalhar em Recife e Olinda.

O credenciamento é uma responsabilidade das prefeituras das duas cidades. Todos os ambulantes cadastrados receberão um kit da SKOL, composto por isopor, boné, e um colete. Antes de receber o Kit o ambulante passará por treinamento de consumo responsável.

O objetivo do treinamento é conscientizar sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. “Eles receberão informações para orientação do folião quanto ao consumo em excesso ou associado à direção, e principalmente, sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. Queremos transformá-los em multiplicadores da prática de consumo inteligente”, ressalta o gerente de marketing regional da Ambev, Felipe Bratfisch.

Tanto em Olinda, quanto em Recife, a SKOL montará uma Central de Distribuição, que dará suporte ao ambulante, com abastecimento de bebidas durante os cinco dias de festa.

Mais lidas