Web gourmet

Araruta, a princesa do Brasil

Por Eduardo Gazal
Por Eduardo Gazal
Publicado em 19/10/2016 às 18:12
Leitura:

 

São muitas as possibilidades de uso da araruta na culinária brasileira / Fotos: Embrapa/Divulgação

São muitas as possibilidades de uso da araruta na culinária brasileira Fotos: Embrapa/Divulgação

 

Se a mandioca é a rainha do Brasil, acho justo que a a araruta seja a princesa. Claro que é apenas uma observação pessoal e sem justificativa científica ou mercadológica. Porém, há algum tempo penso neste título de nobresa para a Maranta arundinacea. Planta nativa do País, muito conhecida dos primeiros habitantes, foi apresentada aos europeus pelos ameríndios brasileiros e atualmente é muito utilizada na culinária mundial.

Comecei a perguntar sobre a araruta e recebi algumas respostas. Um exemplo: em Pernambuco, os relatos estão relacionados aos biscoitos ou sequilhos. Estão guardados na memória das pessoas como "coisas do passado". Dona Thereza Soares, atualmente com 88 anos, lembra-se dos biscoitos na região do Sertão de Pernambuco e me disse que eram muito finos e sequinhos, dissolviam na boca. A farinha de araruta era vendida nas feiras e servia para a produção de biscoitos.

Cecilia Maria, criada nos anos 1960 numa região de transição entre a Zona da Mata e o Agreste pernambucanos, especificamente na Serra das Russas, compartilha das mesmas memórias. A farinha de araruta era vendida nas feiras de cidades como Pombos e Vitória de Santo Antão. Com a farinha produziam broas e biscoitos. Graça Lobo, lembra do biscoito como memória de sua infância em Garanhuns, no Agreste Meridional de Pernambuco. Relata que eram muito comuns, finíssimos, todos conheciam e apreciavam.

 

Araruta é planta nativa do País

Araruta é planta nativa do País

 

Os relatos acima demonstram o conhecimento sobre a araruta em regiões variadas do nosso Estado, em épocas diferentes e reforçam a ideia da importância do turbérculo em um passado recente. Existe muita infomação sobre a araruta na web, mas a venda de seus derivados é mais expressiva nos estabelecimentos comerciais que se apresentam como especializados em alimentação orgânica ou natural.

Observei relatos sobre adulteração em alguns pontos de vendas, o cuidado com a procedência é fundamental, principalmente quando for necessário comprar o polvilho de araruta. A utilização da fécula de araruta atualmente também está relacionada à nutrição de pessoas que apresentam intolerância ao glúten e a utilização do polvilho ainda pode evoluir muito.

Outra aplicação do polvilho de araruta na gastronomia está relacionada ao seu grande poder espessante e neutralidade em termos de sabor e aroma. O polvilho pode substituir o conhecido amido de milho nas preparações culinárias.

 

Foto: Google/Imagem

 

Conheça um pouco mais sobre a Araruta

O texto abaixo é de José Ivo Baldani, que na data da publicação do livreto "Como plantar e usar a Araruta" exercia a função de chefe-geral da Embrapa Agrobiologia:

"Houve um tempo em que mercearias e mercados não vendiam biscoito ou bolacha. Preparar esses quitutes era uma prenda doméstica cultivada por toda dona de casa, principalmente no interior do País. Da experimentação dessas mulheres surgiram muitas receitas, que eram testadas prazerosamente pela família. Pratos deliciosos, preparados sem o uso de conservante ou corante, saíam diretamente do forno para a mesa. Era uma questão de honra servir, a uma visita, o tradicional cafezinho recém-passado acompanhado de sequilhos que derretiam na boca.

A araruta já foi um dos ingredientes mais comuns na preparação caseira de alimentos. Segundo a sabedoria popular, a araruta tem vários efeitos medicinais, mas é na culinária que faz mais sucesso. O polvilho de araruta é usado na fabricação de biscoitos, brevidades, mingaus, bolos, cremes e sopas. Com a farinha, se faz farofa e pirão. 

Infelizmente, essa planta rústica, originária das regiões tropicais da América do Sul, está em via de extinção. A indústria alimentícia, ao invadir os domínios da cozinha doméstica, substituiu o polvilho de araruta pelo de mandioca ou mesmo pela farinha de trigo ou milho, prejudicando, assim, o cultivo daquela planta. 

A Embrapa, consciente da importância da participação da araruta na tradição culinária brasileira, pretende, com esta publicação, resgatar esse costume, que vai deixar maravilhosas lembranças olfativas e gustativas na memória de muita gente." (Como plantar e usar a araruta. Brasilia. DF : Embrapa Informação Tecnológica; Seropédica: Embrapa Agrobiologia.2005)

Assisti um programa de televisão chamado "Terra Sul", achei muito interessante e esclarecedor, mostra o plantio e a utilização da araruta. O vídeo foi produzido pela "Emater RS": 

 

 

Pesquise em: 

Como plantar e usar a araruta. Brasilia. DF : Embrapa Informação Tecnológica; Seropédica: Embrapa Agrobiologia.2005. Link para Internet: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/627200/como-plantar-e-usar-a-araruta

Resumo: Uma breve história...; "A araruta também tem seu dia de mingau..."; Araruta, uma planta brasileira; O plantio da araruta; É preciso fazer adubação?; Onde devo plantar a araruta?; Como plantar a araruta?; Que são plantas para adubação verde?; Por que as leguminosas são bons adubos verdes?; Cuidados com a araruta; Vigiando a plantação; Como evitar problemas com as pragas?; Quando colher a araruta?; Como colher a araruta?; Como preparar o polvilho da araruta?; Como deixar o polvilho bem branquinho?; Pode-se fazer farinha de araruta?; Como usar o polvilho e a farinha de araruta?; Outros usos da araruta; Receitas preparadas com polvilho de araruta.

 

Araruta: Resgate de um Cultivo Tradicional - Comunicado Técnico, 79 - Embrapa Agrobiologia.2005

https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/625391/araruta-resgate-de-um-cultivo-tradicional

Resumo: Origem do nome ARARUTA; Características botânicas; Manejo da cultura; Usos da araruta; Resgate da cultura da araruta.

Mais lidas