Web gourmet

Cerveja pernambucana premiada e feita de rapadura

Por Eduardo Gazal
Por Eduardo Gazal
Publicado em 23/10/2017 às 17:00
Leitura:

Premiadas no Australian International Beer Awards  / Fotos: Divulgação

Premiadas no Australian International Beer Awards Fotos: Divulgação

A primeira harmonização que me lembro para esta bebida é o prazer de tomar uma cerveja preta. Sou apaixonado pelo estilo desde a época que morava em São Paulo (SP), minha terra natal. Relembrando e relatando para os mais jovens, tomar um chopp escuro em frente ao "Cine Belas Artes" na Avenida Consolação era parada obrigatória. Nos bairros da Mooca e do Tatuapé encontrávamos facilmente pizzas em pedaços e chopp escuro.

Mas por estas coincidências da vida tive a felicidade de conhecer e provar a melhor. Trata-se da Debron Imperial Stout, cerveja pernambucana premiada em concursos nacionais e internacionais e feita de rapadura. Não sou produtor de cervejas nem especialista em degustações e harmonizações, mas sei que o processo de produção das cervejas apresenta semelhanças. Os estilos de cervejas produzidas atualmente é que são muito diferentes. Em muitos casos, as influências das "escolas cervejeiras" é que determinam o produto final.

Como a maioria das cervejas pretas, notamos na degustação a presença de toques de caramelo e amêndoas. O amargor característico e inconfundível deve-se, geralmente, à escolha do lúpulo

No caso especifico das cervejas do estilo Imperial Stout, os paises onde são mais fabricadas e consumidas fazem parte do Reino Unido. Um exemplo mundial é a irlandesa Guinness, que muitos conhecem e veneram. Como a maioria das cervejas pretas, notamos na degustação a presença de toques de caramelo e amêndoas. O amargor característico e inconfundível deve-se, geralmente, à escolha do lúpulo.

Foto: Eduardo Gazal

Na minha opinião, no caso da DeBron Imperial Stout, a grande sacada foi a adição de rapadura e cacau. A cerveja ficou perfeita, sabor, coloração e espuma cremosa. Adorei a combinação. Visitei a fábrica e dei muita sorte. Era justamente o dia em que estavam engarrafando um lote de Impeial Stout. Em uma entrevista com Thomé Calmon, um dos sócioas da Debron Bier, registramos em vídeo alguns momentos da produção da cerveja. Thomé fala sobre prêmios recebidos, inovação na escolha dos ingredientes e faz um convite aos leitores. Aproveitem!

Conheça o estilo Imperial Stout

Cerveja escura, robusta e alcoólica, de sensação aveludada. Aromas e sabores fortes vindos dos maltes torrados. Notas de frutas secas e escuras, toffee, chocolate e café. Leva na composição cinco variedades de maltes nobres, rapadura e amêndoas de cacau. A temperatura ideal para degustação fica entre 8° a 12°C. Harmoniza bem com carnes intensas, cheescake e sobremesas a base de chocolate.

 Prêmios Nacionais e Internacionais

Debron Imperial Stout - Premiada com o ouro no Concurso Brasileiro de Cerveja, em Blumenau

Debron Imperial Stout - Premiada com o ouro no Concurso Brasileiro de Cerveja, em BlumenauFoto: Divulgação

A Debron Bier arrematou cinco medalhas de bronze no renomado concurso cervejeiro, o Australian Internacional Beer Awards, na Austrália. A cervejaria ganhou o bronze com a Weizen, Imperial Stout (premiada com o ouro no Concurso Brasileiro de Cerveja, em Blumenau), Banguê Amburana Aged, Banguê Cachaça Oak Aged e Banguê Barrel Aged. Essas últimas, edições limitadas, envelhecidas em barris de Carvalho e Amburana.

A Debron foi a cervejaria com mais medalhas do Brasil e a única representante do Nordeste. "Com essas medalhas, já conseguimos 8 prêmios (três no Concurso Brasileiro de Cerveja, em Blumenau, onde as premiadas foram a Golden Ale, Witibier e Imperial Stout), isso é muito gratificante”, comemora Thomé Calmon. O Australian International Beer Awards — Realizado pela Royal Agricultural Society of Victoria (RASV) em conjunto com a Federation University Australia, é a maior competição anual de cerveja do mundo.

Mais lidas