Web gourmet

Cachaça, bebida patrimônio do Brasil

Por Eduardo Gazal
Por Eduardo Gazal
Publicado em 30/07/2018 às 16:59
Leitura:

Gilberto Freyre Neto, da Fundação Gilberto Freyre, é um estudioso da bebida / Fotos: Eduardo Gazal

Gilberto Freyre Neto, da Fundação Gilberto Freyre, é um estudioso da bebida Fotos: Eduardo Gazal

A Coluna Web Gourmet está completando cinco anos e, para celebrar essa data, compartilhamos um verdadeiro presente com os leitores. A coluna acompanhou uma noite de muito aprendizado no BKB - Babylon Kaffe Bar sobre a história e a tradição da cachaça, com detalhes da produção e harmonização da bebida.

Tanto conhecimento foi apresentado por Gilberto Freyre Neto, da Fundação Gilberto Freyre, um profundo conhecedor do tema. A Web Gourmet fez dois webvídeos com Gilberto, que fala sobre a importância da cachaça como patrimônio e, principalmente, sobre a quebra de estigmas e tabus ainda reclacionados à bebida.

É o nosso presente para os leitores: conteúdo de qualidade. Confira!

 

 

Saiba Mais

Sobre a certificação internacional da nossa Cachaça

No Salão Internacional de Bebidas 2018, realizado na cidade de Recife, em abril, conheci um pouco da atuação do IBRAC ( Instituto Brasileiro da Cachaça ), entidade de classe do setor produtivo. O objetivo do Instituto é dar corpo à defesa da Cachaça, em âmbito nacional e internacional, reunindo produtores, buscando a padronização da bebida dentro de critérios definidos por leis e consolidar a "Cachaça" como um destilado genuinamente brasileiro.

O IBRAC busca desenvolver ações para proteção, registro e defesa, no Brasil e no Exterior, da Indicação Geográfica Cachaça. Articula junto ao governo Federal a regularização das cooperativas produtoras de cachaça. Desenvolve ações de concientização para promover a Campanha Cachaça Legal, que visa o combate à clandestinidade na produção da bebida, e acompanha o processo de reconhecimento da Cachaça nos Estados Unidos

Cachaça envelhecida em madeira - Carvalho

Cachaça envelhecida em madeira - Carvalho

Saiba como nossa cachaça é apresentada no mercado interno e no exterior

A cachaça é o destilado do Brasil que vem do caldo fresco da cana de açúcar, com uma riqueza de sabores e diversas possibilidades de combinações e misturas. Uma bebida cheia de história. Tudo começou na colonização do Brasil. Fatos evideciam o surgimento da cachaça em algum momento entre 1516 e 1533, sendo assim o primeiro destilado da América Latina, anterior ao surgimento do rum, do pisco e da tequila.

O fescor original da cana de açúcar traz impactos sensoriais distintos, tornando a cachaça perfeita para múltiplas e extraordinárias experimentações. Pode ainda ser envelhecida em diversos tipos de madeiras, ganhando características sensoriais diferenciadas. Produzida de Norte a Sul do Brasil, apresenta uma riqueza de sabores de todas as regiões do País. É versátil e múltipla, não havendo limites para combinações. Pode ser consumida ao natural ou com gelo, com frutas e no preparo de uma receita gastronômica, por exemplo.

Harmonização com doce

Harmonização com doce

Fonte: IBRAC e ApexBrasil

 Sobre o BKB - Babylon Kaffe Bar

O BKB é resultado da união do Kaffe Torrefação e Treinamento, espaço sensorial do café, e a cervejaria artesanal pernambucana Babylon, que criaram o primeiro café-bar-escola denominado BKB - Babylon Kaffe Bar. O local é um centro de ensino e especialização do universo da cerveja, café, chás, cachaça, vinhos, mixologia e gastronomia. Experimentação, aprendizado e ensino são compartilhados com frequentadores e alunos.

Mais lidas