Web gourmet

Cerveja com doce - Como harmonizar a bebida com suas sobremesas

Por Eduardo Gazal
Por Eduardo Gazal
Publicado em 12/11/2018 às 16:41
Leitura:

Doces e cerveja agora são harmonização certa / Foto: Divulgação

Doces e cerveja agora são harmonização certa Foto: Divulgação

As cervejas artesanais se consolidaram na preferência de muitos apreciadores da bebida. É uma tendência mundial. Os fabricantes estão melhorando a cada ano e os cervejeiros caseiros, com suas alquimias, inovam cada vez mais. Envolvendo a gastronomia e, em muitos casos testando novas harmonizações, vários profissionais do segmento de A&B estão se encantando com a diversidade de estilos e possibilidades de combinações.

Uma das novidades são as combinações de cervejas com doces. Abaixo, Thomé Calmon da DeBron Bier, cervejaria pernambucana com destaque nacional e internacional, apresenta algumas possibilidades de harmonizações. Confiram:

- Começamos pelas IPAs. Thomé ressalta que conferem uma boa harmonização, com sabores fortes e picantes. Por ser uma cerveja cheia de lúpulo, o sabor amargo e frutado da bebida é bem marcante. Dessa forma, sobremesas como uma torta de maçã caramelada ou um bolo picante de gengibre são perfeitos.

- As cervejas de Trigo são indicadas para sobremesas mais leves. Doces que recebem banana ou doce de leite em suas receitas são harmonizados sem dificuldade.

- Se a opção for uma Witbier, cerveja de trigo clara de baixa fermentação, que possui notas de coentro e laranja, a sugestão de Thomé é bem pernambucana. Sirva com a tradicional cartola.

- A principal dica para harmonizações clássicas é levar em consideração a intensidade da cerveja, para que nenhum sabor se sobreponha a outro.

DeBron é a cervejaria artesanal mais premiada de Pernambuco

DeBron é a cervejaria artesanal mais premiada de PernambucoFoto: Eduardo Gazal

- Outra dica importante e bem fácil: Cervejas que levam cacau na composição combinam com chocolate. Já as que levam canela ficam bem com sobremesas que levam o ingrediente e assim por diante.

Sugestão de harmonização para comprar e levar para casa:

Duas marcas de sucesso em nossa cidade são a DeBron Bier e a The Brownie Factory, reduto das sobremesas com lojas nos principais shoppings. Recomendamos a harmonização mais tradicional de cervejas do estilo Stout com doces à base de cacau ou chocolate.

A cerveja DeBron Imperial Stout, por ser marcada com notas de cacau, pode ser combinada com o Brownie de Brigadeiro, da The Brownie Factory. Compre, leve para casa e inove. Surpreenda seus convidados neste universo de novas possibilidades gastronômicas.

Saiba Mais:

A DeBron Bier é a cervejaria artesanal mais premiada da região Nordeste. Abaixo estão todos as conquistas:

Concurso Brasileiro de Cerveja
Apesar de sua breve história, a DeBron já possui reconhecimento nacional e internacional, sendo a cervejaria mais premiada do País no Concurso Brasileiro de Cervejas, onde arrematou três prêmios na edição 2018, realizada em Santa Catarina. Considerado um dos três concursos cervejeiros mais importantes do mundo, a empresa levou ouro com a DeBron Imperial Stout e bronze com a DeBron Golden Ale e a DeBron Witbier.

Para a WebGourmet, a DeBron Imperial Stout é a melhor

Para a WebGourmet, a DeBron Imperial Stout é a melhorFoto: Divulgação

Australian Internacional Beer Awards
A DeBron foi bronze com cinco rótulos: Weizen, Imperial Stout, Banguê Amburana Aged, Banguê Cachaça Oak Aged e Banguê Barrel Aged, sendo a única representante do Nordeste a ganhar esses títulos. O Australian International Beer Awards é realizado pela Royal Agricultural Society of Victoria (RASV) em conjunto com a Federation University Australia e configura como a maior competição anual de cerveja do mundo.

Copa das Cervezas
A DeBron Bier arrematou a medalha de bronze no renomado concurso cervejeiro, o Copa Cerveza de Americas, no Chile. A cervejaria ganhou o prêmio com a Ipa. A DeBron foi a única representante de Pernambuco a receber a medalha.

World Beer Awards
A DeBron Bier arrematou o prêmio de melhor cerveja do mundo no renomado concurso cervejeiro, World Beer Awards, em Londres. A cervejaria foi a única do Nordeste a conquistar a medalha Style Winners, como melhores globais na competição. O estilo campeão foi o Imperial Stout, cerveja que tem em sua composição rapadura e amêndoas de cacau.

Fonte: DeBron Bier

Minha Dica:

Conheçam a premiadíssima DeBron Imperial Stout, que considero uma das melhores cervejas escuras que provei. A cerveja é uma esplêndida sobremesa. Vale cada centavo investido!

Veja a ficha técnica de apresentação, segundo a cervejaria:
Cerveja escura, robusta e alcoólica, de sensação aveludada. A Imperial Stout possui aromas e sabores fortes vindos dos maltes torrados, notas de frutas secas e escuras, toffee, chocolate e café. Leva ainda na composição cinco tipos de maltes nobres, rapadura e amêndoas de cacau, o que a torna uma cerveja mais complexa e original.

Mais lidas